Redes Sociais para Advogados: como atrair e converter novos clientes

Atualmente, a presença nas redes sociais tornou-se uma parte essencial do marketing para escritórios de advocacia. As redes sociais permitem que os advogados se conectem com seu público e compartilhem informações valiosas sobre seus serviços e experiências. Além disso, permite o impulsionamento de conteúdos de forma paga, o que ajuda na divulgação do escritório de advocacia.

A seguir, vamos tratar de algumas formas com as quais um escritório de advocacia pode usar as redes sociais para captar clientes:

  • Conheça seu público-alvo;
  • Construa sua marca pessoal;
  • Escolha as plataformas de mídia social certas;
  • Publique conteúdo relevante e valioso;
  • Use anúncios pagos
  • Interações e engajamento

Vejamos cada uma dessas formas individualmente.

Conheça seu público-alvo

Antes de começar a criar conteúdo para suas redes sociais, é importante ter uma compreensão clara de quem é seu público-alvo, ou seja, seu possível cliente.

Assim, o advogado deve construir uma “persona”, ou seja, a representação do seu cliente ideal. Para ajudar nessa etapa, indico a leitura do livro Marketing de Conteúdo A moda do Século XXI, de Rafael Rez. Além de entender melhor o que é uma persona, o livro vai lhe explicar de forma clara e objetiva o que é marketing de conteúdo, o que irá ajudar muito na criação dos conteúdos para as redes sociais.

Aqui vão alguns questionamentos que o advogado deve fazer para entender o público-alvo, como, por exemplo:

  • Quais são suas necessidades e desafios?
  • Que tipos de problemas jurídicos eles enfrentam?

Ao entender o que seus potenciais clientes estão procurando, o advogado pode ajustar seu conteúdo para atender a essas necessidades.

Construa sua marca pessoal

Sabemos que o advogado em início de carreira precisa construir uma marca pessoal forte e autêntica para o escritório. Isso significa compartilhar informações sobre suas habilidades, experiência e conhecimento jurídico de maneira interessante e acessível aos possíveis clientes.

Aqui vão algumas dicas de como usar a rede social para fortalecer a marca:

  • Use suas redes sociais para postar atualizações sobre casos importantes ou mudanças na legislação que possam interessar aos seus possíveis clientes.
  • Compartilhe notícias e artigos relevantes e informe sobre como isso pode afetar seus possíveis clientes e os clientes que já fazem parte do escritório.

A partir dessas dicas, o seu público verá o advogado como um especialista em sua área de atuação e por consequência o escritório de advocacia ganhará relevância no mercado.

Escolha as plataformas de mídia social certas

Uma pergunta comum que o advogado se faz é se deve estar em todas as redes sociais. Não é fundamental estar presente em todas as redes sociais, mas sim escolher as plataformas certas para atingir seu público-alvo.

Vamos entender como funciona as principais redes sociais:

  • LinkedIn: é uma ótima opção para se conectar com outras empresas e profissionais de alto nível. Esta rede traz mais resultados para advogados que atuam com pessoas jurídicas.
  • Instagram: uma boa opção para advogados que trabalham com públicos mais jovens entre 18 anos até aproximadamente 50 anos;
  • Facebook: uma boa escolha para advogados que atuam com o público com mais de 50 anos;
  • Twitter pode ser uma boa escolha para advogados que desejam acompanhar as notícias em tempo real.

O importante é fazer uma pesquisa antes para verificar qual a rede social que o seu público mais utilizar e  criar conteúdo específico para essa rede social. Dessa forma, a chance de conseguir clientes aumenta bastante.

Publique conteúdo relevante e valioso

O advogado deve postar regularmente em suas redes sociais com informações relevantes e valiosas para seus seguidores. Vejamos algumas dicas do que compartilhar:

  • artigos,
  • notícias e atualizações que seus seguidores possam achar úteis;
  • análise de casos relevantes;

Sempre escreva em uma linguagem simples, sem juridiquês. Lembre-se de que, em regra, o seu público não é composto por advogado.

É importante garantir que todas as informações compartilhadas estejam em conformidade com as normas éticas e profissionais, para evitar problemas futuros.

Use anúncios pagos

Os anúncios pagos são de extrema importância para o advogado em início de carreira, pois ajuda  a expandir o alcance do  conteúdo e garantir que este seja visto pelo público certo. Aliás, diria que o anúncio pago é a estratégia mais importante  para alcançar o maior número de possíveis clientes para quem está iniciando a carreira na advocacia.

As principais plataformas para o advogado fazer anúncios pagos são o Google, Facebook, o Instagram e o LinkedIn. Essas plataformas oferecem opções de anúncios segmentados que permitem que o advogado atinja um público específico com base em seus interesses e demografia. Porém, é necessário ter o conhecimento para fazer os anúncios da forma correta, caso o contrário, o advogado irá jogar seu dinheiro no lixo.

Interações e engajamento

Sempre que um seguidor interagir com algum conteúdo, o advogado deve responder o mais breve possível. Lembrando que o engajamento nas redes sociais é uma via de mão dupla e é importante prestar atenção no que os seguidores estão dizendo, isso pode ajudar a construir um relacionamento com seus seguidores e por consequência transformá-los em clientes.

Conclusão

As redes sociais são mecanismos poderosos para advogados que desejam captar novos clientes, principalmente, para os advogados autônomos em início de carreira.  O uso das redes sociais deve ser feito de maneira ética e profissional, de acordo com as normas e regulamentos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Ao criar uma estratégia de marketing de mídia social, os advogados devem estar cientes de que pode levar tempo para ver os resultados. É necessário construir uma presença forte e confiável nas redes sociais, o que requer esforço e dedicação. No entanto, com o tempo, os advogados que utilizam as redes sociais corretamente podem obter uma vantagem competitiva no mercado e conquistar novos clientes de forma eficaz.

Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato conosco e tenha uma consultoria especializada.

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Escrito por Fernando Vargas.

Fernando Vargas
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Artigos: 12

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