O que Todo Site de Advogado Deve Ter para Conquistar Clientes

Para o advogado que está iniciando o seu próprio escritório é imprescindível a criação de um site institucional, uma vez que é através dele que grande parte dos clientes entrarão em contato. Além disso, o site institucional gera credibilidade com os possíveis clientes.

Um bom site institucional deve conter no mínimo os seguintes tópicos:

  • Frase curta de apresentação;
  • Missão, visão e valor;
  • Áreas de atuação;
  • Blog;
  • Contatos;
  • Avaliações dos clientes;

Irei abordar cada um desses temas de forma separada.

FRASE CURTA DE APRESENTAÇÃO

Para a frase curta de apresentação, é importante ter um texto de no máximo três linhas dando boas-vindas e informando sobre o diferencial do escritório, por exemplo, bem-vindo ao Escritório “tal”. Posteriormente, em no máximo duas linhas, fale sobre o diferencial do seu escritório, como, por exemplo, atuamos com agilidade em seus problemas jurídicos.

Sempre use frases curtas porque há mais chances de o possível cliente parar para ler. Aqui vai uma informação importante, cada segundo que alguém fica no site conta, pois ajuda no ranqueamento no Google. A missão é chegar à primeira página do Google de forma orgânica (sem pagar por anúncios).

MISSÃO, VISÃO E VALOR

Mantendo a dinâmica das frases curtas, é importante descrever cada tópico (missão, visão e valor) em no máximo cinco linhas. Isso porque é pouco provável que o possível cliente pare para ler um texto gigante sobre missão,  visão e o valor do seu escritório. Vamos entender o que é a missão, a visão e o valor:

  • Missão: diz respeito ao propósito de existir do escritório.
  • Visão: tem relação com o futuro, ou seja, onde o escritório almeja chegar.
  • Valor: está ligado aos valores éticos do escritório.

Fazendo uma breve descrição desses temas, é possível ganhar alguns pontos com o possível cliente.

ÁREA DE ATUAÇÃO

Nesta parte do site, há uma breve descrição sobre a importância do advogado na solução do problema do cliente e ofereça o serviço. Exemplo:

  • Área de atuação: Direito Imobiliário
  • Atuação do advogado: Com a nossa expertise em relações jurídicas imobiliárias, garantimos a segurança de que você precisa. Conte conosco para um serviço de excelência.
  • Serviços: assessoria jurídica na compra de imóveis, contratos imobiliários, etc.

O importante é fazer com que o possível cliente entenda a importância da atuação do advogado.

BLOG

O blog é de extrema importância no site, pois é onde o advogado vai demonstrar para o possível cliente autoridade em certo assunto. O importante é abordar o tema escolhido de forma clara e simples, sem utilizar palavras rebuscadas. O objetivo  é que o cliente chegue ao final do blog  compreendendo que tem um problema e o advogado tem a possível solução para esse problema.

Além disso, o blog é um ótimo instrumento para direcionar os anúncios pagos (Google ads) para temas específicos. Exemplo: Se você trabalha com direito do consumidor é quer captar clientes que passaram por um problema de voo atrasado, escreve um artigo sobre esse tema e direcione o anúncio (Google ads) para essa página. Assim, o possível cliente irá entender sobre o tema e há uma grande chance de ele buscar o seu serviço, pois perceberá que você é o advogado capacitado pra executá-lo.

Vale ressaltar que para assuntos específicos também é possível fazer uma leadpage (página com um único assunto que busca uma conversão maior de leads), porém haverá um gasto financeiro, considerando que, em regra, terá que contratar algum profissional específico para criá-la.

Agora uma dica importante! Sempre que  acabar de escrever o texto, deixe algum botão no site de WhatsApp para possibilitar que  o cliente em potencial  entre em contato com você de forma direta. Facilite sempre o contato do cliente.

Uma última dica! Sempre poste no blog do site textos novos, pois é uma boa maneira de aumentar suas chances de visualização do site e consequentemente ranquear no Google. Vale ressaltar que também é preciso fazer um bom SEO (Search Engine Optimization – otimização do botão de busca) no texto para aumentar essa possibilidade de ranqueamento no google.

CONTATOS

Quando falo em contatos, é que pode haver uma aba de contatos no site, porém o mais importante é ter em todas as páginas do site o botão do WhatsApp possibilitando o contato direto do possível cliente com você. Isso porque no site o botão do Whatsapp  funciona como o CTA (Call to Action), ou seja, a chamada para ação do cliente.

AVALIAÇÃO DO CLIENTE

A avaliação do cliente é o ponto mais importante do site, sendo a  prova social de que o seu trabalho é bom e há pessoas que já o aprovaram. Deixe sempre na parte inferior do site as avaliações dos clientes.

Dica para conseguir avaliação do cliente é sempre que acabar de prestar o serviço jurídico, já tenha um link de avaliação direcionando o cliente para fazer um comentário sobre o serviço. Peça ao cliente para contar um pouco como foi a experiência dele com o escritório.

CONCLUSÃO

O site é, sem dúvida, um dos bens mais preciosos de um escritório de advocacia, especialmente para aqueles jovens advogados no início da carreira. Isso porque o site é geralmente o principal canal para adquirir novos clientes. É  essencial que o site transmita uma imagem profissional e confiável.

Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato conosco e tenha uma consultoria especializada.

Quer aprender a construir seu site de advocacia sozinho? Nossa playlist gratuita no YouTube tem tudo que você precisa. Clique aqui e assista agora!

Conheça nosso canal no youtube.

Conheça nosso instagram.

Escrito por Fernando Vargas.

Fernando Vargas
Fernando Vargas
Artigos: 12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *