Como o Google ADS pode Impulsionar sua Advocacia

Nos tempos atuais, é fundamental que o advogado esteja presente na internet para impulsionar sua advocacia e conquistar novos clientes. Uma das maneiras de fazer isso é através do Google Ads.

Desse modo, vamos demonstrar como é possível usar o Google Ads na advocacia, a partir deste  guia simples:

  • Defina seus objetivos
  • Defina seu público-alvo
  • Escolha as palavras-chave corretas
  • Escreva anúncios relevantes
  • Acompanha e otimize sua campanha

Vamos analisar os tópicos individualmente.

Defina seus objetivos

O primeiro passo da campanha de anúncio para advocacia é definir o objetivo, ou seja, aumentar o tráfego do site ou impulsionar um serviço específico. Aconselho, em um primeiro momento, que o advogado em início de carreira crie uma campanha para aumentar o tráfego do site, pois assim os possíveis clientes irão conhecer melhor o escritório. Lembrando que para isso o advogado deve ter um bom site institucional do escritório.

Posteriormente, o advogado pode criar uma campanha para impulsionar um serviço específico. Isso deve ser feito através de uma landing page, ou seja, uma página altamente específica em um serviço jurídico.

Em suma, com objetivos claros, fica mais fácil planejar a estratégia da campanha.

Defina seu público-alvo

O Google Ads permite segmentar seus anúncios para um público específico com base em localização geográfica, idade, interesses e outros fatores demográficos.

Assim, o advogado já deve ter uma persona (representação fictícia de cliente ideal) bem definida para maximizar as chances de êxito ao usar o Google ADS na advocacia.  Por exemplo, se o advogado atua somente do Rio de Janeiro com concessão de aposentadoria,  deverá criar uma campanha limitada ao Rio de Janeiro para o público com idade entre 55-64 anos. Desse modo, o advogado alcançará com seu anúncio pessoas mais propensas a se interessar pelo seu escritório.

 Escolha as palavras-chave corretas

Nesse momento, o advogado deve fazer uma minuciosa pesquisa das palavras-chave mais procuradas pelos possíveis clientes. Isso pode ser feito de algumas maneiras:

  • Através do próprio Google ADS pelo planejador de palavras-chave;
  • Pesquisando no buscador do próprio google
  • Através de sites específicos que buscam as palavras mais procuradas no google

Ainda, em relação a palavra-chave, o advogado deve ter muito cuidado ao salvá-la na campanha, pois o uso da correspondência ampla pode levar ao desperdício de dinheiro com anúncios exibidos em contextos irrelevantes. Isso porque a palavra escolhida será buscada pelo google em qualquer contexto, utilizando sinônimos e pesquisas relacionadas. Exemplo: se eu escolho a palavra:  advogado. O anúncio do google vai aparecer, por exemplo, para quem escrever: advogado de brinquedo. Como se percebe, não é o objetivo da campanha.

Para fazer a campanha de forma correta, o interessante é iniciar utilizando:

  • correspondência de frase: tem que utilizas as aspas “advogado empresarial”. Nessa situação, o anúncio do google vai aparecer se a pessoa pesquisar o termo com palavras adicionadas antes ou depois da palavra escolhida. Exemplo: se a pessoas escrever na pesquisa do google: qual melhor advogado empresarial. O anúncio vai aparecer.
  • correspondência exata: tem que utilizar os colchetes [advogado empresarial]. Nessa situação, o anúncio do google só vai aparecer se a pessoas pesquisar exatamente advogado empresarial. Exemplo: se a pessoa escrever melhor advogado empresarial, o google não vai mostrar o anúncio, pois exista a palavra “melhor” na busca.

Portanto, é necessário que o advogado verifica qual melhor estratégia utilizar na escolha das palavras. Aconselho sempre fazer campanhas utilizando a correspondência de frase ou correspondência exata. Assim, o advogado minimiza a chance de fazer anúncios para o público errado.

Escreva anúncios atraentes

Ao criar o anúncio, o advogado deve escolher palavras atraentes e persuasivas, porém sem violar o Código de Ética da OAB. É importante lembrar que o anúncio deve ser conciso, já que o Google Ads limita o número de caracteres permitidos. Dessa forma, o advogado deve usar sua criatividade para transmitir sua mensagem de forma clara e objetiva, sem perder a eficácia da comunicação.

Por exemplo: Precisando de um Advogado de Direito de Família? Nosso escritório auxilia nas questões de divórcio, guarda de filhos e pensão alimentícia. Entre em contato.

Acompanhe e otimize suas campanhas

Por fim, utilize as ferramentas de análise disponíveis no Google Ads para monitorar o desempenho de seus anúncios e ajustar sua estratégia de acordo com os dados obtidos. É importante acompanhar seus resultados regularmente ao iniciar a campanha, preferencialmente, a cada 5 dias, a fim de avaliar se suas palavras-chave estão gerando visualizações e se o investimento está sendo bem direcionado. Caso perceba que algumas palavras-chave não estão sendo visualizadas ou estão gerando um alto gasto sem retorno, é importante retirá-las e fazer novos ajustes na campanha. Após algumas mudanças, é provável que sua campanha fique mais otimizada para atingir seu público-alvo.

Conclusão

O Google Ads é uma excelente ferramenta para alavancar o seu escritório de advocacia, desde que seja utilizada de forma estratégica e eficiente. Com a escolha adequada de palavras-chave, anúncios atrativos, segmentação de público e acompanhamento dos resultados, é possível que o advogado alcance um retorno sobre o investimento satisfatório e, por consequência, aumentar o número de clientes do seu escritório de advocacia.

Aproveite as dicas deste guia e comece agora mesmo a criar sua campanha no Google Ads!

Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato conosco e tenha uma consultoria especializada.

Quer aprender a fazer anúncios no Google Ads do zero? Nossa playlist gratuita no YouTube tem tudo que você precisa. Clique aqui e assista agora!

Conheça nosso canal no youtube.

Conheça nosso instagram.

Escrito por Fernando Vargas.

Fernando Vargas
Fernando Vargas
Artigos: 12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *